CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

À semelhança de anos anteriores, a Esposende Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, dedicou o mês de janeiro à ciência, promovendo um conjunto de atividades dirigidas à comunidade escolar e população em geral.

Do programa da iniciativa “Janeiro, mês da ciência” constou a realização de várias oficinas experimentais dirigidas a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foram desenvolvidas nos estabelecimentos de educação e ensino pela empresa Águas do Norte. Na oficina “Planeta H2O” foram abordados temas como o funcionamento de uma ETA (Estação de Tratamento de Águas) e de uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), os estados físicos da água e as suas possíveis transformações, como utilizar a água potável, entre outros assuntos.

Esposende Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, promoveu, no dia 25 de janeiro, no Auditório Municipal de Esposende, a apresentação da peça de teatro “O Cardume”, pelo Teatro de Marionetas Histeroscópio. Foram realizadas três sessões, que contaram com a participação de cerca de 650 crianças de seis estabelecimentos de educação e ensino concelhios. A peça abordou a dinâmica das interações de algumas espécies marinhas e a importância da preservação dos habitats de forma a garantir a manutenção da biodiversidade marinha.

No dia 28, o auditório do Centro de Educação Ambiental acolheu um workshop dedicado à Agricultura Biológica, orientado por Augusto Gomes, que deu a conhecer aos participantes os diferentes sistemas de produção, os objetivos e os princípios fundamentais da agricultura biológica.

Ainda durante o mês de janeiro, esteve patente, no Centro de Educação Ambiental, a exposição temporária “Crianças às Aranhas”, do fotógrafo de natureza Carlos Rio. Esta exposição retrata algumas espécies de aranhas autóctones da nossa região e pretende dar a conhecer o mundo pouco conhecido destes animais incompreendidos que convivem diariamente connosco e chamar a atenção dos mais novos para a necessidade de agirem com naturalidade na presença de aranhas.

O programa “Janeiro, mês da Ciência” integra o plano de atividades do Centro de Educação Ambiental e enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, no que concerne à Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Água Potável e Saneamento, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis, Ação Climática, Proteger a Vida Marinha, Proteger a Vida Terrestre e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável.

O Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental encontra-se disponível no site da Esposende Ambiente e no Blogue do CEA, em www.esposendeambiente.pt.

 

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras