CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

A empresa municipal Esposende Ambiente continua a ser um exemplo na adoção de boas práticas de igualdade e conciliação. A comprová-lo está a atribuição do Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação, pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em parceria com os seis municípios que a constituem (Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde).

O Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação é uma das atividades centrais do projeto Cávado + Igual, desenvolvido em parceira com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), como entidade científica, e o KUN- Centre for Equality and Diversity, como parceiro internacional, e insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants.

Esta distinção visa prestigiar e reconhecer publicamente as empresas e entidades locais com práticas potenciadoras e subscritoras dos valores e princípios da igualdade e não discriminação, e que se encontrem alinhadas com os Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2022-2027 e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2030 – Portugal + Igual.

Nesta primeira edição, as entidades candidatas foram objeto da apreciação de um júri composto por um representante da CIG – Comissão Igualdade de Género, um da CIM Cávado e outro do Centro de Investigação de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade do Porto.

Comprometida em respeitar os direitos humanos e todos os princípios constantes no código de ética da empresa, no estrito cumprimento dos requisitos da norma SA 8000 e princípios dos instrumentos que esta subscreve, a Esposende Ambiente empenha-se, diariamente, em alcançar este desiderato, que se encontra plasmado na sua Política de Sustentabilidade.

Para o efeito, assegura a implementação e certificação de um Sistema de Responsabilidade Social, através do cumprimento de um conjunto de requisitos de responsabilidade social, entre os quais o da não discriminação. Trata-se de um caminho que a empresa persegue desde 2013 e que tem revelado a sua consciência social. Neste enquadramento, viu reconhecidas as suas boas práticas ao nível da igualdade e conciliação, fruto da sua aposta na adoção de referenciais normativos de gestão, internacionalmente reconhecidos, nomeadamente na área da responsabilidade social.

Mediante a comunicação da sua política de sustentabilidade, a Esposende Ambiente tem partilhado junto das suas partes interessadas o compromisso que assume neste âmbito, procurando que as mesmas o subscrevam, no sentido da construção de uma sociedade mais sustentável. De facto, no reporte da sua informação não financeira, a empresa tem conseguido evidenciar o seu empenho na prevenção de qualquer forma de discriminação que possa resultar das suas atividades, na promoção de uma economia circular e no desenvolvimento profissional e humano dos seus colaboradores, assegurando-lhes um ambiente de trabalho saudável e seguro e uma mais fácil conciliação das suas vidas pessoais e profissionais.

A atribuição deste Selo à Esposende Ambiente vem, assim, consolidar a estratégia que tem vindo a adotar ao longo da sua existência, ao acautelar as diversas vertentes da sustentabilidade no desempenho das suas competências e atribuições - económica, ambiental, social e ética. Desta forma, e tendo subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, espera contribuir para o ODS 5 – Igualdade de Género e ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras