Junto ao Trilho da Biodiversidade encontram-se as Hortas da Maria Repolha, a nossa mascote ambiental ligada à área das boas práticas agrícolas. Estas hortas pedagógicas são constituídas por 30 talhões individualizados com cerca de 3m2 cada, que se encontram disponíveis para serem “adotados” por potenciais interessados.
Apesar de preferencialmente estes canteiros se encontrarem direcionados para a realização de iniciativas e atividades no âmbito da jardinagem e da horticultura terapêutica, projetos direcionados para públicos-alvo concelhios bem distintos, de entre os quais se destacam a comunidade sénior e a comunidade educativa, será também possível a utilização livre de alguns dos talhões, nomeadamente no caso de associações ou de munícipes que possam de alguma forma demonstrar interesse em aproveitar e cultivar estes espaços de forma sustentável. 
As Hortas da Maria Repolha possuem um ponto de água de modo a permitir uma adequada rega dos canteiros, estando localizadas junto ao Cantinho da Compostagem, o que permitirá também usufruir das vantagens da utilização do composto. 
Pretende-se com estas hortas dar a conhecer as vantagens ambientais e sociais decorrentes da implementação de boas práticas agrícolas, como é o caso da produção biológica, e promover um maior contacto da pessoa com o mundo natural.